Polímeros Biodegradáveis: O Que São?

Reza April 9, 2023
Curso Multimedia y web 2.0 los polímeros, estructura, clasificación

Os polímeros biodegradáveis são materiais que apresentam a capacidade de se degradar no meio ambiente através da ação de micro-organismos, como bactérias e fungos. A degradação dos polímeros ocorre através da quebra das ligações químicas que formam as cadeias poliméricas, resultando em compostos mais simples, como água, dióxido de carbono e metano.

Tipos de polímeros biodegradáveis

Existem diversos tipos de polímeros biodegradáveis, sendo os principais:

  • Polímeros sintéticos: produzidos a partir de fontes não renováveis, como petróleo;
  • Polímeros naturais: obtidos a partir de fontes renováveis, como amido de milho, celulose, quitina e proteínas;
  • Polímeros sintéticos biodegradáveis: produzidos a partir de fontes renováveis, como o ácido polilático (PLA), o polihidroxibutirato (PHB) e o policaprolactona (PCL).

Aplicações dos polímeros biodegradáveis

Os polímeros biodegradáveis têm diversas aplicações, como:

  • Embalagens: as embalagens biodegradáveis são uma alternativa mais sustentável às embalagens convencionais de plástico, que demoram centenas de anos para se degradar no meio ambiente;
  • Produtos descartáveis: talheres, copos, pratos e outros produtos descartáveis são produzidos com polímeros biodegradáveis, reduzindo a quantidade de resíduos plásticos no meio ambiente;
  • Têxteis: alguns polímeros biodegradáveis são utilizados na produção de fibras têxteis, como o PLA;
  • Medicina: alguns polímeros biodegradáveis são utilizados na fabricação de suturas, implantes e outros dispositivos médicos, pois são facilmente absorvidos pelo organismo humano;
  • Agricultura: filmes biodegradáveis são utilizados como cobertura de solo para proteger as plantas e reduzir a evaporação da água.

Vantagens e desvantagens dos polímeros biodegradáveis

Vantagens

  • Redução da quantidade de resíduos plásticos no meio ambiente;
  • Utilização de fontes renováveis na produção de alguns polímeros biodegradáveis, como o PLA e o PHB;
  • Redução da dependência de fontes não renováveis, como o petróleo;
  • Facilidade de reciclagem e compostagem dos polímeros biodegradáveis.

Desvantagens

  • Alguns polímeros biodegradáveis requerem condições específicas para se degradarem, como temperatura e umidade adequadas;
  • A produção de polímeros biodegradáveis ainda é mais cara do que a produção de plásticos convencionais;
  • Ainda não existe uma infraestrutura adequada para a coleta e separação de resíduos biodegradáveis, o que pode dificultar a sua reciclagem e compostagem.

Conclusão

Os polímeros biodegradáveis são uma alternativa mais sustentável aos plásticos convencionais, pois apresentam a capacidade de se degradar no meio ambiente. Eles têm diversas aplicações, como embalagens, produtos descartáveis, têxteis, dispositivos médicos e agricultura. No entanto, ainda existem desafios a serem superados para a ampliação do uso dos polímeros biodegradáveis, como a necessidade de condições específicas para a sua degradação e a falta de infraestrutura para a coleta e separação de resíduos biodegradáveis.

FAQs

1. Os polímeros biodegradáveis são mais caros do que os plásticos convencionais?

Sim, em geral, os polímeros biodegradáveis são mais caros do que os plásticos convencionais, pois a sua produção ainda é mais complexa e envolve o uso de fontes renováveis. No entanto, o uso dos polímeros biodegradáveis pode trazer benefícios a longo prazo, como a redução da quantidade de resíduos plásticos no meio ambiente.

2. Os polímeros biodegradáveis são recicláveis?

Sim, os polímeros biodegradáveis são recicláveis e podem ser compostados em condições adequadas. No entanto, ainda não existe uma infraestrutura adequada para a coleta e separação de resíduos biodegradáveis, o que pode dificultar a sua reciclagem e compostagem.

For more information, please click the button below.

3. Todos os polímeros biodegradáveis são produzidos a partir de fontes renováveis?

Não, alguns polímeros biodegradáveis, como os polímeros sintéticos, são produzidos a partir de fontes não renováveis, como o petróleo. No entanto, existem polímeros biodegradáveis produzidos a partir de fontes renováveis, como o ácido polilático (PLA), o polihidroxibutirato (PHB) e o policaprolactona (PCL).

Related video of polímeros biodegradáveis são polímeros nos quais a degradação

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait